Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Artigo em destaque
The Roman ruins of São Cucufate, with the principal elevation of the villa Áulica, Portugal (16179026424).jpg
Sobre esta imagem

A Villa romana de São Cucufate é um monumento histórico em Vila de Frades, no concelho da Vidigueira, em Portugal. Consiste nas ruínas de um complexo do período romano, composto por uma mansão, termas, um templo e uma zona de produção agrícola. A villa é provavelmente a maior em Portugal, e um exemplar único no país, estando integrada na tipologia de uma villa áulica. A ocupação romana do local iniciou-se provavelmente no século I d.C, e terá terminado nos séculos V a VI. durante as invasões bárbaras da Península Ibérica. Porém, o sítio continuou a ser habitado durante este período, tendo o antigo templo romano sido convertido numa basílica paleocristã. (leia mais...)

Eventos atuais
12 12 2021 Sobrevoo em áreas atingidas por enchentes no Estado da Bahia (51742956858).jpg
Sobre esta imagem
Mortes recentes: Helena Caúla ReisJean-Claude MézièresKeto Losaberidze
24 de janeiro na história
Sabia que...
Vulcão Cabuji.jpg
Sobre esta imagem

… em 1896, uma república independente foi proclamada no município mineiro de Manhuaçu?

… o Pico do Cabugi (imagem), no Rio Grande do Norte, é o único vulcão no Brasil que, até hoje, apresenta sua forma original?

… cerca de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente no mundo por doenças que poderiam ter sido prevenidas caso tivessem sido vacinadas?

… o single "Bliss" (2001), da banda de rock britânica Muse, foi inspirada na música-tema "Vegas" do jogo eletrônico Top Gear (1992)?

… embora tenha sido construída no início da segunda metade do Século XX, a primeira menção ao nome de Brasília ocorreu em um folheto anônimo publicado em 1822?

Imagem do dia
Ponte suspensa sobre o rio Gandaki com o cenário do monte Nilguiri Sul (6 839m) ao fundo, perto de Tatopani, Nepal. A Nilguiri Sul é uma montanha nos Himalaias e está localizada a oeste do maciço de Annapurna. Ela faz parte da elevação mais meridional da cordilheira, a Nilguiri Himal. O rio Gandaki corre a oeste da Nilguiri Sul. Ela foi escalada pela primeira vez por um grupo de montanhismo japonês (Expedição da Universidade de Shinshu) em 1978 pela rota de subida sobre a geleira Miristi e a crista leste até o cume. Todos os membros da expedição escalaram o cume em 10 de outubro de 1978. A primeira subida pela face sul foi realizada em outubro de 2015 pelos alpinistas Gerhard Fiegl (morreu em um acidente durante a descida), Hansjörg Auer e Alexander Blümel. (definição 4 608 × 3 456)

Ponte suspensa sobre o rio Gandaki com o cenário do monte Nilguiri Sul (6 839m) ao fundo, perto de Tatopani, Nepal. A Nilguiri Sul é uma montanha nos Himalaias e está localizada a oeste do maciço de Annapurna. Ela faz parte da elevação mais meridional da cordilheira, a Nilguiri Himal. O rio Gandaki corre a oeste da Nilguiri Sul. Ela foi escalada pela primeira vez por um grupo de montanhismo japonês (Expedição da Universidade de Shinshu) em 1978 pela rota de subida sobre a geleira Miristi e a crista leste até o cume. Todos os membros da expedição escalaram o cume em 10 de outubro de 1978. A primeira subida pela face sul foi realizada em outubro de 2015 pelos alpinistas Gerhard Fiegl (morreu em um acidente durante a descida), Hansjörg Auer e Alexander Blümel.
(resolução original: 4 608 × 3 456)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora de projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
Base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias Wikinotícias
Jornalismo colaborativo
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
Biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
Universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
Guia livre de viagem
MediaWiki MediaWiki
Software Wiki
WikiTech WikiTech
Projetos técnicos
Wikispore Wikispore
Projetos experimentais